..

..

domingo, 19 de maio de 2013

Vacina H1N1 2013 - Todos deveriam ter o direito a ela.

Eu sempre evitei vacinar meu filho contra a H1N1 por causa do conservante  tiomersal ou timerosal que é uma substância normalmente utilizada como conservante em certos medicamentos e vacinas. Foi o princípio ativo do Merthiolate fabricado pela Lilly, lembram, aquele que ardia. O timerosal é um derivado do mercúrio e há pesquisas que dizem que ele pode causar altismo nas crianças.

Pra piorar a situação, meu filho  teve alergia de contato certa vez quando usou o merthiolate em um ferimento, então daí o medo de vacinar e ter reação alérgica.

Devido a ocorrência de casos fatais da gripe aqui em nossa região do Vale do Paraíba,      mais especificamente aqui em São José dos Campos, consultamos o alergista do meu filho que nos esclareceu sobre o assunto dizendo que não haveria problemas se ele tomasse a dose porque a reação que ele havia tido fora de contato e que no caso da vacina não haveria problemas e salientou, ainda, que a doença seria pior, porém, havia ainda uma resistência de minha parte, eu queria uma sem timerosal.

Liguei para a Sanofi Pasteur, para ter informações precisas sobre a vacina e lá me disseram que as vacinas fornecidas pelos postos de saúde continham timerosal porque vinham em um frasco com várias doses, mas que havia uma outra vacina, que não continha o timerosal em sua formulação, pelo fato de virem em uma seringa preenchida e de uso individual.  (depois que paguei descobri que no posto tem essa também)

Frasco multidose
(clique para ampliar)

No Brasil, a Sanofi Pasteur disponibiliza duas opções de vacinas contra a gripe: a intramuscular e a intradérmica com microinjeção.

Ambas são produzidas com vírus inativados e fragmentados, que estimulam a produção de anticorpos contra a gripe e suas complicações.

Indicada para pessoas entre 18 e 59 anos, a vacina intradérmica possui uma agulha com apenas 1,5 mm - 10 a 16 vezes menor que as agulhas normalmente usadas para a vacina intramuscular (de 16 a 25 mm).

Já a vacina intramuscular possui três apresentações:

- Multidose (dez doses) (essa que os postos oferecem)
- E duas monodoses com seringa pré-enchida e pronta para uso.
(uma vacina monodose para crianças até três anos e outra para crianças a partir desta idade, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Foi essa que eu e meu filho tomamos.

A caixinha da vacina monodose
(essa que nós tomamos)

(clique para ampliar)


O preço é salgado, paguei R$ 90,00 cada vacina, porém devido ao aumento dos casos na cidade, hoje o 
preço gira em torno de R$ 150,00.

Tomamos a vacina em uma clínica especializada em vacinação Imunecare que fica na Av. Anchieta, 343 - Jardim Esplanada em São José dos Campos, foi o lugar em que encontrei o preço mais baixo e, inclusive
a vacina que eu queria (essa em vermelho aí em cima), pois nos outro lugares não tinham a vacina.

Quem quiser visitar o site os links são: http://imunecare.blogspot.com.br/ e http://www.imunecare.com.br. Lá poderão receber esclarecimentos mais precisos.

Quanto às reações, tive uma leve cefaleia por uns três dias, mas não sei se foi da vacina e agora 15 dias depois eu e meu filho estamos com uma tosse chata e o nariz congestionado, eu acho que é da vacina, mas é fraco.

Fiquei mais tranquila depois da vacinação, porque pelo menos no quisito H1N1 acho que estamos protegido,  e que Deus ajude que sim.

Na minha opinião todos deveriam, se for possível, tomar a vacina.

Agora me deem licença, mas preciso fazer um desabafo:

Segundo a imprensa local, a busca pela vacina nos postos aumentou, a campanha acabou e as doses também, minha irmã é enfermeira e o posto de saúde do meu bairro se recusou a dar a vacina pelo fato de ela não trabalhar em hospital, mas ela faz home care.

Uma cliente e amiga minha tomou, com muito custo,  porque não queriam dar a vacina, no mesmo posto que não cedeu a vacina para minha irmã, e me contou que presenciou uma cena lamentável e inclusive questionou a enfermeira que nada respondeu.

A cena foi a seguinte: Enquanto ela aguardava para tomar a vacina observou que chegaram na unidade seis adolescentes e que quando uma das adolescentes foi chamada, entraram os seis e todos tomaram a vacina, nenhum deles levou carteira de vacinação, nem atestado médico, ninguém deu sequer o nome, mas tomaram a vacina e para minha irmã trabalha com pessoas doentes, recusaram, eu tinha um atestado para o meu filho mas a gerente do posto me disse que só tinham a multidose com timerosal.

Todos pagamos impostos e temos direitos iguais, isso é revoltante,  minha amiga presenciou o fato e viu,  e não nega, foram seis doses que poderiam ter sido aplicadas em pessoas que estão dentro do grupo de risco.

Enfim, acho que a vacina teria que ser para todos, sem exceção, e grátis, eu paguei, mas sei que tem no posto, pelo menos a caixinha é igual a que eu paguei.

Fica a pergunta: Será que nós não valemos nem uma dose de vacina?

Fiquem a vontade para comentar.

Veja também está postagem sobre a vacina, basta clicar no link abaixo: http://grilofalantecricri.blogspot.com.br/2013/05/vacina-h1n1-mais-barata-em-sao-jose-dos.html


Um comentário:

  1. Olá, Idenilse, gostei mto do seu blog, tem um conteúdo mto interessante e quanto a vacina sim onde ficam nossos impostos sendo que nem direito a uma vacina temos! é difícil...
    Estou te seguindo e muito obrigada pela sua visita
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...